A freguesia de Póvoa de Rio Moinhos é uma aldeia que se situa-se a Norte do concelho, entre as freguesias de Louriçal do Campo, Ninho do Açor, Salgueiro do Campo, Caféde, Tinalhas, Alcains, e Lardosa. Encontra-se a 18 quilómetros da sede do concelho e tem uma área de 2548 hectares. “O Rio Ocreza e a Ribeirinha delimitam-lhe o território e dão-lhe individualidade…. É território de transição entre o campo e a charneca, mas é sobretudo um território a que as ribeiras deram uma peculiar identidade”, segundo Prata, J. (2014) Póvoa de Rio de Moinhos – Ontem e Hoje História e Memória.
Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era composto apenas pela freguesia da sede. Aquando da extinção foi anexado ao concelho de São Vicente da Beira, onde esteve até 1895.
Ao longo dos anos, principalmente a partir do ano de 1981, tem-se verificado a diminuição da população em geral. Como comprovam os resultados dos últimos Censos (2011), em que a o total da população é de 663 habitantes. Destes, cerca 27% têm mais de 65 anos; 53% situam-se entre os 25 e os 64 anos e 20% têm idade inferior a 25 anos.
A grande maioria da população reside nos bairros construídos após o 25 abril de 1974, nomeadamente: Bairro Chão os Santos, Bairro do Valdinardo e Fonte Nova e Urbanização da Rua António Jorge e mais recentemente na Urbanização do Chão do Outeiro.
Na zona mais antiga da aldeia ainda se encontram as tradicionais casas de balcão e vários vestígios da presença judaica e dos cristãos novos que habitaram esta localidade.
Póvoa de Rio de Moinhos é percorrida pela EN352 e fica a 2km do cruzamento da A23.
|